Episódio 11: Alessandra Silva Vasconcelos

Alessandra Silva Vasconcelos conta o que é o ESG (Environmental, Social and Governance) e como as empresas estão migrando de um paradigma de desenvolvimento econômico focado no lucro para um paradigma de capitalismo de stakeholders. “Não existe mais espaço para um capitalismo parasitário, As empresas passaram a assumir compromissos que vão além do lucro, desenvolvendo junto a seus públicos, por meio da comunicação, o capitalismo de stakeholders. De forma resumida, isso quer dizer que a empresa dialoga com diferentes públicos para atender todos que impactam ou são impactados por seu negócio, oferecendo um valor compartilhado, um propósito da empresa em relação à sociedade. Este compromisso em geral envolve compromissos sociais, éticos, morais e demonstram o papel daquela empresa no enfrentamento destes desafios”, explica Alessandra. Ela ocupou posições de gestão nas áreas de comunicação corporativa, branding e sustentabilidade em empresas multinacionais, liderando projetos de posicionamento de marca, imagem e reputação, cultura corporativa e relacionamento com stakeholders. Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, ela realizou uma investigação sobre o caso da AMBEV.

Créditos: Michelle Prazeres

Alessandra Silva Vasconcelos conta o que é o ESG (Environmental, Social and Governance) e como as empresas estão migrando de um paradigma de desenvolvimento econômico focado no lucro para um paradigma de capitalismo de stakeholders. “Não existe mais espaço para um capitalismo parasitário, As empresas passaram a assumir compromissos que vão além do lucro, desenvolvendo junto a seus públicos, por meio da comunicação, o capitalismo de stakeholders. De forma resumida, isso quer dizer que a empresa dialoga com diferentes públicos para atender todos que impactam ou são impactados por seu negócio, oferecendo um valor compartilhado, um propósito da empresa em relação à sociedade. Este compromisso em geral envolve compromissos sociais, éticos, morais e demonstram o papel daquela empresa no enfrentamento destes desafios”, explica Alessandra. Ela ocupou posições de gestão nas áreas de comunicação corporativa, branding e sustentabilidade em empresas multinacionais, liderando projetos de posicionamento de marca, imagem e reputação, cultura corporativa e relacionamento com stakeholders. Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, ela realizou uma investigação sobre o caso da AMBEV.

Créditos: Michelle Prazeres