A professora de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero dá dicas de leitura para aprofundar os estudos da relação entre marcas e consumidores em uma sociedade marcada pelo marketing de influência
Digitalmente ativos, os consumidores da atualidade acompanham seus influenciadores preferidos nas redes sociais e estão mais interessados no conteúdo e na opinião do que nas propagandas. Nesse cenário, as empresas precisam não só captar a atenção do público, mas conquistar seu envolvimento em todos os níveis de interação.
Para explicar melhor essa dinâmica que se popularizou com o crescimento das redes sociais, Bianca Marder Dreyer, professora de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, indica quatro obras de pesquisadores renomados da Comunicação que você precisa ler para entender a relação entre esses atores na sociedade atual. Acompanhe:
Teoria e prática de relações públicas: Uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos, de Biancar Dreyer
O primeiro livro não poderia deixar de ser da própria professora, que também é integrante do grupo de pesquisa em Comunicação e Mídias Digitais COM+. Na obra, lançada em abril de 2021, Bianca destrincha os quatro graus de interação das marcas com o público: informar, comunicar, gerar participação e, só então, criar vínculos.
“Teoria e prática de relações públicas serve como metodologia para qualquer profissional de comunicação que trabalha com relacionamento para que ele possa aprender a diagnosticar, construir, mensurar e obter melhores resultados em qualquer tipo de ligação de negócios”, explica ela.
De Blogueira a Influenciadora: Etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira, de Issaaf Karhawi
A segunda indicação é de sua colega de grupo de pesquisa, a Profª. Drª. do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-USP), Issaaf Kahawi. A autora é conhecida por seu extenso trabalho na área de influência digital, sendo uma das principais referências brasileiras no tema.
De Blogueira a Influenciadora é um livro que resultou de sua tese de Doutorado defendida na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A obra retrata com um olhar crítico e apurado a transformação da produção de conteúdo na internet desde o surgimento dos blogs até os atuais digital influencers.
Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdos, de Carolina Terra
O terceiro livro é escrito pela também professora de Relações Públicas da Cásper Carolina Terra. Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP, ela tem vasta experiência nas áreas de mídias sociais e RP Digitais.
Lançada em janeiro de 2021, a obra aborda três eixos principais: as mídias sociais, a influência digital e as organizações. Ao relacionar as pontas dessa tríade, Carolina analisa as transformações na conexão e na distribuição de conteúdo da internet brasileira, lançando um olhar atento sobre fenômenos típicos da nossa cibercultura.
Comunicação organizacional: Práticas, desafios e perspectivas digitais
A quarta e última indicação da lista reúne Bianca Dreyer, Carolina Terra e o PhD em Ciências da Comunicação pela USP João Francisco Raposo. Juntos, os três pesquisadores organizam diversos textos que versam sobre a centralidade do universo digital na comunicação organizacional da atualidade.
“Essa é uma superobra que agregou trabalhos de dezessete autores”, destaca Bianca. Com discussões de tendências do mercado, o livro perpassa temas como comunicação organizacional e interna, influência digital, planejamento, gestão de crises, métricas, audiências, dados e seus impactos