Episódio 1: Conversa Communicare com Pablo Ortellado: da utopia à degradação da esfera pública digitalizada

Pablo Ortellado é filósofo, professor da USP e colunista do jornal O Globo. Ele fala sobre a história da internet. “Era uma terra de promessas que se transformou numa terra de distopias”. Ele defende uma regulação robusta da rede. “Temos que pensar em arquitetura, distribuição e escolhas dos operadores que geram problemas graves; fugir da visão de regulação que herda da utopia a ideia de que regular é restringir a liberdade. Quando não se regula, as empresas regulam. Uma boa regulação protege a liberdade, a privacidade, a pluralidade e a integridade da esfera pública”, afirma.

Créditos: CIP Cásper

Créditos: CIP Cásper