Está disponível o Panorama Setorial da Internet “Infodemia: a desinformação e a alfabetização midiática no contexto da COVID-19”. Nesta edição, a publicação aborda a desinformação durante a pandemia COVID-19 e abordagens e ferramentas para combatê-la.

A publicação está disponível aqui. Os conteúdos desta edição são:

Artigo I – Desinfodemia: decifrar a desinformação sobre a COVID-19, por Julie Posetti (ICFJ) e Kalina Bontcheva (Universidade de Sheffield).

Entrevista I – Desinformação e jornalismo de dados, Natália Mazotte (Insper).

Artigo II  Educação midiática e empoderamento cidadão: uma abordagem para o combate à desinformação, por Debora Albu (ITS).

Entrevista II – Fact-checking e educação midiática no combate à desinformação, Gilberto Scofield Jr. (Agência Lupa).

O Panorama Setorial da Internet é uma publicação produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Todas as edições da publicação estão disponíveis em formato eletrônico em https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/panoramas/

Posted in Notas

Escrito por:

Michelle Prazeres

Doutora em Educação (USP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) , é jornalista formada pelo Centro Universitário da Cidade, com especialização em Jornalismo Online na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Cásper Líbero, leciona Novas Tecnologias da Comunicação no curso de Jornalismo. É especialista em projetos educativos com uso de tecnologias digitais e em projetos de comunicação e tecnologias para a ação social e os direitos humanos.

[email protected]