Rebeca Garcia é Gerente de Políticas Públicas do Facebook Brasil.
Ela conta que os desafios não são simples e que a abordagem do Facebook para a questão dos conteúdos “de baixa qualidade” acontece em quatro pilares: (1) moderação e remoção de conteúdos; 2) redução de conteúdo de baixa qualidade e de desinformação (em parceria com pesquisadores e agências de verificação, como Aos fatos, Lupa, Estadão e AFP); (3) informação, educação e diálogo (com pesquisadores e autoridades); e (4) transparência.
Ela afirma que o Facebook não se opõe à regulação e que busca olhar para o comportamento e não apenas para os conteúdos. “Buscamos mapear, por exemplo o compartilhamento inautêntico coordenado e há dois anos o nosso CEO Mark Zuckerberg disse que é importante atualizar as regras da internet para conteúdos, integridade eleitoral, privacidade e dados”. No entanto, ela diz que, para regular, é preciso observar pontos importantes: (1) fazer um debate multisetorial amplo e sem pressa; (2) ter um diagnóstico, um estudo, com evidências do impacto em direitos fundamentais e na economia (especialmente nos pequeno negócios); (3) reconhecer abordagens diversas; (4) considerar corregulação e códigos de conduta; (4) ter princípios para regulação adequada que respeitem a natureza global da internet e as diversidades de atores e serviços.